Negócios
Delícias da Amélia

Delícias da Amélia

A jornalista Maria Amélia Ávila nos conta um pouco sobre sua marca e como começou a empreender

Por Bárbara Watanabe

Por Ana Horta

Delícias da Amélia, uma marca que tem como principal característica aquele gostinho de comida de vó que nós amamos, foi criada pela jornalista Maria Amélia Ávila que, desde nova, sempre teve uma paixão especial pela culinária. Decidiu empreender, e fundou a marca que é a queridinha de muitos. Em entrevista à jornalista Ana Horta, ela nos conta um pouco sobre sua carreira no jornalismo, a paixão pela culinária e de onde surgiu a vontade de empreender.

Maria Amélia trabalhou durante quinze anos na TV Globo. Durante este período, a jornalista fez sua pós graduação na PUC, depois fez mestrado na UFMG e, assim que se formou na pós-graduação, já começou a dar aula. Ela tem exatamente 20 anos como docente em cursos de jornalismo.  Logo depois de pedir demissão da Globo, passou por veículos como Rádio Itatiaia, Band News e Rede Minas. Maria Amélia já foi editora chefe, apresentadora, editora, assessora de imprensa e repórter. “Eu tenho experiência em vários veículos. Na verdade, eu só não trabalhei com impresso. O resto, web, rádio, TV, tudo eu trabalhei.”

Como surgiu as Delícias da Amélia?

A jornalista nos conta que a paixão pela culinária surgiu com sua mãe, que sempre cozinhou muito bem. Maria Amélia é caçula de quatro filhos e sempre acompanhava sua mãe na cozinha. O interesse pela culinária surgiu desde cedo. Aos sete anos, já tinha seu caderno de receitas e começou a escrever aquelas que observava sua mãe fazer. Quando se mudou sozinha para o Rio de Janeiro para fazer faculdade, tinha que se virar e cozinhava em casa mesmo. Sua mãe a auxiliava de tempos em tempos.

Sempre teve preferência em fazer uma comida caseira a encomendar. Quando seus amigos se reuniam em sua casa, sempre optava por fazer o que eles iriam comer. Os amigos constantemente elogiavam e a incentivavam a começar a vender. “No ano passado, um amigo com o qual eu trabalho muito em parceria com ele é dono de uma agência de comunicação e me presenteou com a marca das Delícias da Amélia. Eu comecei timidamente, só com amigos mais próximos. Depois esse meu amigo, já criou uma página no Facebook, já tinha feito no Instagram também. E aí a coisa foi tomando um volume muito grande.” Diz Maria Amélia sobre o surgimento da sua marca.

Delícias da Amélia
Delícias da Amélia. – Foto: Instagram

Quando decidiu começar a empreender?

Maria Amélia diz que começou a empreender quando pediu demissão da Globo depois de 15 anos. “Todo mundo queria me matar porque é uma empresa fantástica, realmente foi onde eu aprendi tudo, eu ganhava muito bem. Eu comecei a empreender ali, comecei a gerir a Maria Amélia Ávila, a profissional Maria Amélia Ávila. Então, foi uma gestão de comunicação.”

Mudar para o Delícias da Amélia, para o viés gastronômico, foi algo que ela nunca imaginou. Surgiu com o incentivo dos amigos e, de repente, tomou uma proporção inesperada. Muitas pessoas faziam pedidos e foi uma surpresa enorme para ela. “A minha pegada, é uma pegada bem tradicional, com gosto de casa de vó, de fazenda. Foi onde eu passei a minha infância. Então isso vem daí, eu acho que todo empreendimento a gente tem que apostar. Se você não apostar em alguma coisa, você não vai empreender nunca. É uma aposta, e eu acho que está dando certo.”

Maria Amélia Ávila
Maria Amélia Ávila. – Foto: Instagram

Jornalista, Professora e Empreendedora

“É difícil, ser jornalista, dar aula, mexer com culinária. São três coisas que eu amo, difícil falar o que eu gosto de mexer mais. Os três têm a sua relevância. Eu gosto dos três de uma forma distinta, por serem distintos. Não existe uma escolha. Eu acho que tudo isso me dá prazer, eu acho que a gente tem que saber ser feliz com algo que nos deixa feliz, e essas três atividades me deixam muito feliz.”

O que aprendeu desde que fundou o Delícias da Amélia?

Maria Amélia diz que, nesse quase um ano, depois de algumas complicações, quer se aprofundar mais em gestão de negócios. “Por coincidência, na faculdade, durante algum tempo, eu dei aula de gestão de comunicação. Então eu já tinha ideia de um plano de negócios, como é que se monta e tudo mais. Mas tem muita coisa que eu acho que eu ainda tenho que aprender. Aprendi muito. Aprendi a lidar com cliente de outra forma, do que o cliente de uma assessoria de imprensa.”

Ela relata a experiência de trabalhar com gastronomia “A gente tem que ter uma higiene enorme, esterilizar tudo, então a gente tem que ter muito cuidado, porque eu estou lidando com comida e entregando para as pessoas. Então, é por isso que eu faço só sob encomenda e, por isso, que eu não tenho nenhum interesse em expandir para ter uma loja para vender em grandes proporções. Até porque eu acho que não é a proposta. A proposta é sempre trabalhar com uma coisa que remeta aquela coisa gostosa de um bolo caseiro, de um empadão que é feito em casa, com uma receita que era da minha mãe e tudo mais. Mas eu aprendi muito nesse período, aprendi a trabalhar, não gosto de trabalhar com ingredientes ruins, eu só gosto de trabalhar com ingredientes que eu estou acostumada. Então, são coisas que a gente vai aprendendo ao longo do tempo. Eu tento criar novos bolos, atender as necessidades dos meus clientes. Às vezes, não consigo da forma como eu gostaria, isso me deixa muito chateada porque eu queria tentar entregar uma coisa boa, sempre quero entregar uma coisa gostosa, que a pessoa tenha prazer em comer, assim como eu tenho prazer em cozinhar.”

Qual a sua meta para as Delícias da Amélia?

“Ah, eu quero que as Delícias da Amélia sejam reconhecidas, que tenha realmente um nome que marque, que tenha uma referência. Delícias da Amélia é uma comida boa, sabe? Que dá prazer para as pessoas. Então, esse é o futuro que eu coloquei para as Delícias da Amélia. Um reconhecimento e que seja uma referência em comida boa e comida caseira boa, é isso. A gente tem que ter um objetivo e meu objetivo é esse.”

Delícias da Amélia
Delícias da Amélia. – Foto: Instagram

Qual dica você daria para aqueles que estão começando a empreender?

Maria Amélia diz que empreender nunca é fácil. Então sua primeira dica é: faça aquilo que você gosta e sabe fazer, esse é o primeiro passo. O segundo passo, é ter um plano de negócios. Hoje, no Brasil, temos uma estatística de que quase 70% das novas empresas, micro e pequenas empresas, fecham após 2, 3 anos. “Você tem que saber muito bem o que você quer trabalhar, qual vai ser o seu foco e ter tudo planejado. Planejamento é fundamental. Eu tenho uma organização. Tem horas que eu acho que eu sou até chata com isso, eu sou extremamente organizada. E para empreender a gente tem que ter muita organização, tem que ter esse plano de negócios e tem que gostar daquilo que a gente faz, tem que dá prazer. Então a gente tem que trabalhar com aquilo que a gente gosta. A gente tem que ter muito empenho, muita dedicação. Captar clientes é complicado em qualquer lugar, mas hoje a gente tem as redes sociais que nos ajudam muito. Essas são as minhas dicas.”

*A matéria foi desenvolvida pela jornalista Ana Horta, que entrevistou e apurou as informações, juntamente com a estudante de jornalismo Bárbara Watanabe, que contribuiu escrevendo a matéria.

Bárbara Watanabe Bárbara Sayuri Watanabe, mineira, estudante de jornalismo e apaixonada por fotografia.
Foto

Ana Horta

Jornalista especializada em arquitetura e decoração e pós-graduada em MKT. Há 12 anos é proprietária da Mão Dupla Comunicação, única agência em Minas especializada em arquitetura,decoração, construção civil e paisagismo. É também uma das idealizadoras do Décor Solidário, projeto social, sem fins lucrativos, que visa revitalizar instituições carentes por meio da decoração.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS