Cultura
psia

Sarau do Psia

O Sarau do Psia completou, neste mês de julho, 11 anos de atividades poéticas.

Por Marcelo Rocha

Por +Gama

Em julho de 2010, Marcelo Rocha organizou, num bar do bairro Morada do Vale, o primeiro Sarau do Psia. Onze anos depois, o encontro poético é reconhecido pela comunidade valadarense como um dos mais importantes eventos de cultura popular de Governador Valadares, que reúne pessoas para declamar e ouvir poesia.

Tendo o bar como local de encontro e a certeza de que a poesia é uma balada muito interessante, o Sarau do Psia recebeu, em sua trajetória, um público de cerca de 8 mil pessoas que exercitaram a escutatória diante dos mais de 200 poetas, declamadores e músicos que já subiram ao “palco da poesia” para partilhar poemas e canções nesses anos todos.

O criador do Sarau do Psia acredita que “a poesia é uma energia que nasce no coração e é transportada através das palavras, distribuída em versos até encontrar outro coração e promover as transformações maravilhosas que só a poesia sabe fazer”.

De acordo com Marcelo Rocha, “completar uma onze anos de ‘Psia’ é contrariar as estatísticas. É com simplicidade e resistência fazer prevalecer a vontade dos encontros apesar dos desencontros, é teimar para que aconteça a comunhão da palavra. É dizer ‘eu quero um sarau em minha cidade’ e enfrentar as arapucas, truculências e adversidades e ver acontecer a vitória da sensibilidade e do sonho”.

O Psia não fica restrito apenas ao sarau, outras atividades culturais são desenvolvidas pelo Marcelo Rocha em parceria com os companheiros de caminhada poética. No mesmo dia em que foi realizado o primeiro evento poético, foi fundado o Instituto Psia Associação Cultural, entidade sem fins lucrativos que promove ações culturais.

O Instituto Psia desenvolve importantes ações e projetos de incentivo à leitura, criação poética e popularização da poesia: “Um poema em cada árvore”, que utiliza as árvores como suporte de leitura e foi realizado em 154 cidades das cinco regiões do país; “Poesia sim, violência não”, que usa a poesia para promover a paz em escolas públicas, tendo beneficiado 10 mil jovens; “Circuito Sarau do Psia”, que levou poesia a 12 comunidades rurais de Valadares.

Da lista de presença que é passada de mesa em mesa a cada sarau, surgiu um mapeamento de amantes da poesia na cidade e a criação do projeto “O poema sem blá blá blá no seu celular”, que desde 2018 envia um poema do poeta Marcelo Rocha todo domingo para centenas de pessoas.

Com a pandemia do Coronavírus, o poeta Marcelo Rocha tem promovido lives poéticas todo sábado às 17h em seu perfil do Instagram (www.instagram.com/poetamarcelorocha) no intuito de manter acesa a chama da poesia para que, muito em breve, o Sarau do Psia possa retornar aos bares valadarenses.

Para saber mais sobre o Sarau do Psia, clique aqui. Ou acesse o Instagram aqui.

Psia Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Poeta, compositor e gestor cultural.
Graduado em Comunicação Social. Especialista em Gestão Cultural.

Foto

+Gama

Você pode colaborar com a redação do Portal Gama sendo um autor convidado +Gama. Entre em contato pelo e-mail pauta@portalgama.com.br, nos informe sobre o tema que pretende trabalhar e um dos nossos jornalistas entrará em contato para dar sequência ao processo. Obrigado por ser mais uma voz em nossa gama de pensamentos.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS