Cultura
mangueira

Piano da Mangueira

Uma das maiores duplas de compositores da MPB, Tom Jobim e Chico Buarque, teve o manuscrito de uma de suas canções leiloado por R$ 30 mil. Confira aqui toda a trajetória dessa parceria histórica que rendeu verdadeiros clássicos para a nossa música.

Por Luiz Renato Barbosa

“Mangueira, estou aqui na plataforma da estação primeira”, esses são os primeiros versos de Piano da Mangueira, última parceria entre Tom Jobim e Chico Buarque, que teve seu manuscrito leiloado no último mês por R$ 30 mil. No documento histórico, pode-se ver duas tonalidades de tinta de caneta, além das caligrafias dos dois compositores. Uma verdadeira relíquia da nossa música.

Piano da Mangueira foi composta em 1991 em homenagem à Estação Primeira de Mangueira, quando a escola escolheu Tom Jobim como tema para o enredo do carnaval de 1992. A gravação mais conhecida da canção foi lançada no disco Paratodos (1993) de Chico Buarque, no qual o Maestro Soberano toca piano e divide o microfone com seu parceiro.

Além disso, Piano da Mangueira é a última composição da dupla, interrompida pela morte de Tom Jobim em 1994, encerrando uma parceria de 28 anos.

Pegando carona nessa notícia, vamos lembrar as 13 músicas compostas por essas duas lendas e que se tornaram verdadeiros clássicos da Música Popular Brasileira.

1 – Retrato em Branco e Preto: Essa música marca a estreia da parceria entre Chico Buarque e Tom Jobim e foi gravada no disco Chico Buarque de Holanda Vol 3 de 1968. Clique aqui para escutar.

2 – Pois É: Pois É foi composta pela dupla também em 1968 e foi gravada no disco Chico Buarque de Holanda Vol 4 de 1970. Anos depois, a canção seria gravada por Elis Regina no disco Elis e Tom de 1974. Clique aqui para escutar.

3 – Sabiá: Mais uma de 1968, Sabiá foi apresentada no III Festival Internacional da Canção, ganhando o primeiro lugar naquele ano. Porém, a música campeã levou uma vaia épica do público, que tinha Para Não Dizer Que Não Falei das Flores de Geraldo Vandré como favorita e não gostou nem um pouco da escolha dos jurados. Clique aqui para escutar.

4 – Olha Maria: A quarta parceria da dupla foi lançada por Chico Buarque no disco Construção de 1971. Clique aqui para escutar.

5 – Carta do Tom (paródia): Essa canção é uma paródia bem humorada de Carta ao Tom 74, de Toquinho e Vinícius de Moraes, e foi gravada no disco ao vivo Tom, Vinícius, Toquinho e Miucha de 1974. Clique aqui para escutar.

6 – Estamos Aí: Essa música foi composta a quatro mãos. Além de Chico e Tom, também assinam a canção Vinicius de Moraes e Aloli e pode ser ouvida no disco ao vivo Tom, Vinicius, Toquinho e Miucha de 1977. Clique aqui para escutar.

7 – Introdução Para a Turma do Funil (no Baixo Leblon): Essa marchinha divertidíssima foi composta em 1979 e foi gravada no disco Tom e Miucha também de 1979. Clique aqui para escutar.

8 – Anos Dourados – A canção foi composta para a minissérie Anos Dourados, de 1980, e faz parte do LP da trilha sonora da mesma. Clique aqui para escutar.

9 – Eu te AmoEu te Amo foi gravada por Chico Buarque no álbum Vida de 1980 no qual o compositor divide os vocais da canção com Telma Costa. Clique aqui para escutar.

10 – A Violeira: Essa música foi composta em 1983 para o longa Para Viver Um Grande Amor de Miguel Faria Jr., e foi lançada no LP da trilha sonora do filme interpretada por Elba Ramalho. Clique aqui para escutar.

11 – Imagina: Assim como A Violeira, Imagina também faz parte da trilha sonora do filme Para Viver Um Grande Amor e é interpretada por Djavan e Olivia Byington. Clique aqui para escutar.

12 – Meninos Eu Vi: Mais uma que entrou na trilha sonora de Para Viver um Grande Amor e, novamente, interpretada por Dijavan e Olivia Byington. Clique aqui para escutar.

13 – Piano da Mangueira: A parceria entre Chico Buarque e Tom Jobim se encerra com Piano da Mangueira, gravada no disco Paratodos de 1993. Tom Jobim morreu no ano seguinte de parada cardíaca. Em entrevista, Chico Buarque diz haver melodias inéditas de Tom no qual a família já ofereceu para que ele compusesse a letra, mas Chico não aceitou, pois, segundo ele, não teria graça nenhuma fazer outra parceria com Tom sem a presença dele. Clique aqui para escutar.

 

Para ler o último texto escrito por Luiz Renato, clique aqui.

Foto

Luiz Renato Barbosa

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS