Política
EUA Foto: West Asia News Agency/Nazanin Tabatabaee via Reuters

Eu ODEIO os EUA

Porque a guerra entre Rússia e Ucrânia aflorou o meu ódio pelos Estados Unidos

Por Ana Horta

Quem me conhece sabe que eu NÃO morro de amores pelos EUA, pelo contrário.

Já fui lá, matei a saudade de um amigo superquerido (o que, de fato, fez valer a pena de ter ido neste país), mas fiquei horrorizada de ver como comem mal, como reduzem a vida ao consumo e como acreditam serem os donos do mundo e como essa última coisa é danosa pra tanta gente.

Todas as maiores desgraças já ocorridas no mundo, os EUA estavam envolvidos diretamente. Segue algumas delas: golpe militar no Camboja, golpe militar no Brasil, tráfico de drogas na América Latina, inúmeras e destruidoras guerras pelo Mundo.

É legítimo, portanto, nós brasileiros, perguntarmos para o Google por que diabos os EUA está envolvido numa guerra que, aparentemente, é entre a Rússia e a Ucrânia.

Os EUA não são bonzinhos. Os EUA, faz tempo, está infernizando a Ucrânia para ela entrar para a Otan, que em seu Artigo 5, obriga todos os membros a se defenderem mutuamente em caso de um ataque. Putin, faz tempo também, exigiu garantias de que a Ucrânia nunca seria autorizada a se juntar à aliança militar, mas a Otan nunca deu essa garantia.

E por que diabos os EUA querem tanto que a Ucrânia seja membro da Otan? Porque, como dito antes, eles poderāo se ajuntar com outros países membros e atacar um país que, supostamente, os atacarão. Mas, principalmente, porque a Ucrânia é o país mais próximo da Rússia que, por sua vez, é um dos maiores produtores de gás e petróleo da Europa.

Aí você deve estar se perguntando. Bom por que a Rússia decidiu entrar em guerra com a Ucrânia? Porque ela está propensa a entrar para Otan e a Rússia não ia esperar isso acontecer para agir. É melhor destruir um país pequeno do que um país com grandes aliados. E por que os EUA não ajudam os Ucranianos? Porque eles não entraram para a Otan e o que acontece com as pessoas enquanto isso? Morrem! Simples assim.

Os EUA poderiam fazer um grande favor a humanidade de ficarem sentados desfrutando suas batatas fritas e milkshakes (só desse jeito já matam tantas pessoas por aí, né?) deixando as pessoas no restante do mundo em paz, vivendo de forma independente. Não estamos em um filme hollywoodiano e eles não são e, nunca foram, os heróis.

Foto

Ana Horta

Jornalista especializada em arquitetura e decoração e pós-graduada em MKT. Há 12 anos é proprietária da Mão Dupla Comunicação, única agência em Minas especializada em arquitetura,decoração, construção civil e paisagismo. É também uma das idealizadoras do Décor Solidário, projeto social, sem fins lucrativos, que visa revitalizar instituições carentes por meio da decoração.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS