Pets
companhia Gatinhos para adoção. - Foto: Arquivo pessoal

Companhia na pandemia

Ter a companhia de um animal de estimação durante esses tempos tem sido transformador para muitas pessoas e é uma maneira de manter a saúde mental durante o isolamento.

Por Bárbara Watanabe

Por +Gama

Nesses últimos meses, o meu alento tem sido acordar e já me deparar com os meus gatinhos pedindo carinho e ronronando no meu pescoço. Com a pandemia e o isolamento, os dias parecem os mesmos. Mesma rotina: acordar, trabalhar, dormir. Então: acordar, trabalhar mais e dormir novamente.  O que tem sido uma escapatória para mim, é a companhia dos meus animaizinhos de estimação. Você que tem um pet em casa sabe do que eu estou falando.

Estar na companhia deles tem reduzido severamente os meus sentimentos de ansiedade. O programa “Better citties for pets”, da Mars Petcare, divulgou relatórios que nos ajudam a compreender mais profundamente os efeitos que os pets têm causado aos tutores durante o ano de 2020.

Os dados da pesquisa revelam que mais pessoas adotaram animais de estimação durante a pandemia. 86% dos entrevistados afirmaram que os pets foram as principais companhias durante o isolamento social. Dentro desse mesmo número, 56% deles confirmaram que a principal razão de terem adquirido um pet foi pela companhia.

Dentre os benefícios de ter um animal de estimação estão: redução de sintomas de ansiedade e estresse, diminuição da sensação de tédio, redução de sintomas de depressão e uma companhia para o monótono home office.

A pandemia também trouxe mudança para a vida dos pets. Se antes os animais de estimação já ficavam super felizes em nos ver, imagine agora, que convivem na presença dos seus tutores 24 horas por dia? Resultados das pesquisas mostram que a maior parte dos pets estão mais felizes durante esse período de isolamento, consequência de estarem recebendo mais carinho e mais amor.

A saúde dos pets também começou a ser mais observada durante esse tempo. A pesquisa mostra que 86% dos tutores estão mais atentos à qualidade de vida e saúde que seu pet está levando e que 67% planejam mudar a forma como cuidam dos seus animais.

Adoção

Desde que foi imposto o isolamento decorrente da pandemia, a procura por adoção de animais cresceu em 50%. Porém, o abandono de pets ainda é algo recorrente. É importante ressaltar, que se você estiver procurando por uma companhia, ADOTE. Há milhares de animais em situação de rua ou em ONGs que só estão esperando uma oportunidade para ter uma família.

Não gaste dinheiro comprando animais. Esse tipo de atitude incentiva cada vez mais que animais de raça sejam postos em situações de abuso para que consigam vender e lucrar em cima de filhotes.

Minha parceira e eu temos a mania de resgatar animais de rua. Como dizer “não” a um animalzinho machucado, desnutrido e que precisa de ajuda? Mesmo sem condições, constantemente estamos nos deparando com uma situação assim.

A última vez que acolhemos foi há mais ou menos quatro meses. Uma conhecida entrou em contato comigo, pois havia encontrado três filhotes de gato com uma semana de vida na rua. Alguém tinha envenenado a mãe e ele ficaram à deriva.

Com esse tempo de vida, gatinhos não sobrevivem muito tempo sem uma mãe e sem se alimentar. Minhas gatas tinham dado cria e eles foram encaminhados para a nossa a casa para amamentar. Felizmente, as gatinhas os acolheram sem problemas. Hoje, estão saudáveis, felizes e prontos para irem para uma casa com muito amor. Quem tiver interesse em adotar dois irmãozinhos machos muito educados e companheiros, entre em contato comigo por meio dos comentários desse texto. A adoção deles será em conjunto, pois sofreriam se tivermos que separá-los.

companhia
Gatinhos para adoção. – Foto: Arquivo pessoal

No mais, prestem atenção a volta de vocês. Se tiverem oportunidade de darem uma casa para um animal em situação de rua, não pense duas vezes. O amor deles é puro e só vai trazer recompensas para a sua vida.

Sou profundamente grata, por ter meus pets comigo durante esses tempos de turbulência. É um acalento pro meu coração e uma das melhores companhias que eu podia ter durante essa pandemia.

E para você? Como os pets estão transformando sua vida durante esse momento?

Bárbara Watanabe Oi!! Meu nome é Bárbara Sayuri Watanabe. Sou estudante de jornalismo, estagiária do Portal Gama e fotógrafa (@barbarasayurifotografia). Tenho uma paixão enorme em consumir e criar arte!
Foto

+Gama

Você pode colaborar com a redação do Portal Gama sendo um autor convidado +Gama. Entre em contato pelo e-mail pauta@portalgama.com.br, nos informe sobre o tema que pretende trabalhar e um dos nossos jornalistas entrará em contato para dar sequência ao processo. Obrigado por ser mais uma voz em nossa gama de pensamentos.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS