Signos

Planetas na astrologia

A maneira que os planetas podem influenciar os campos da nossa vida e como utilizar a astrologia como instrumento de autoconhecimento.

Por Bárbara Watanabe

Por +Gama

Confesso que sou uma pessoa que tem muito interesse nos campos da astrologia. Cresci lendo as previsões para o meu signo e, com o passar dos anos, comecei por curiosidade, a estudar mais sobre o assunto. A verdade é que a astrologia é muito mais que aquilo que pensamos ser. Astrologia dita comportamento e movimentação dentro de nós. Os signos em si ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas afinal, o que os planetas significam e refletem na nossa vida?

A astrologia é uma cultura ancestral que se baseia na observação dos astros e como eles influenciam em plantações, colheitas e, até mesmo, guerras. Esse tipo de interação celeste abordava a natureza e perceberam que afetava, inclusive, comportamentos pessoais e como a troca de energias funcionava.

A astrologia é um dos instrumentos mais eficazes de autoconhecimento e me apaixono por esse estudo cada dia mais. É claro que, para podermos conhecer mais sobre o nosso comportamento, não podemos nos prender somente ao signo que rege nosso sol. Existe, literalmente, um universo enorme dentro de nós.

Você já ouviu falar de mapa astral? O mapa é uma representação gráfica que mostra como estavam os astros no momento exato em que nascemos. Dentro da astrologia, cada planeta representa uma influência sobre nossa vida e, a partir dele, podemos perceber possíveis traços de personalidade. A seguir, vou te dar um breve resumo sobre o que cada planeta significa na astrologia.

Sol (ego, poder, impulsos do poder): representa o ego e as nossas vontades conscientes. A posição que está o nosso sol no mapa astral descreve como irradiamos as energias em relação ao que acontece. Indicam o tema central do espírito e nossas principais características.

Lua (senso de proteção, lado emocional): indica a nossa natureza básica de instintos e emoções. Tem relação direta com a nossa psiquê e é um símbolo da nossa intuição e hábitos.

Vênus (atração, valores, impulsos afetivos): esse planeta na astrologia, representa a energia feminina, as artes, a sensualidade, vibrações espirituais, o amor e o prazer. A posição dos signos em vênus, oferece informações sobre como expressamos nossos sentimentos em relações interpessoais.

Marte (ações, impulsos agressivos, inciativas): rege as nossas ações. Esse planeta é o da força de vontade e dos instintos naturais. Ele age nas nossas tarefas básicas de sobrevivência e nos nossos impulsos. É o planeta oposto de vênus por ter um arquétipo masculino. É a energia que decide as coisas.

Mercúrio (comunicação, impulsos intelectuais): esse planeta rege principalmente a forma como nos comunicamos e absorvemos as informações. É o responsável por usar nossos sentidos para raciocinar em situações diferentes.

Saturno (limitações, desafios, regras): representa a organização da nossa individualidade e proporciona a estrutura da nossa individualidade. É o planeta que tem capacidade de ensinar algumas lições, muitas vezes, consideradas ásperas, mas extremamente úteis ao longo da vida.

Júpiter (oportunidades, crescimento, sorte): está relacionado ao otimismo, expansão e nosso estado de graça, senso de justiça. Oferece informações sobre crenças e padrões éticos, religiosos e filosóficos de uma pessoa. Mostra como a pessoa manifesta o seu interesse na filosofia e educação superior.

Urano (liberdade, crises, revoluções): influencia o comportamento de uma grande parcela de pessoas e indica o que ela deixará de mudanças na sociedade, qual será o seu legado, além de como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade.

Netuno (sonhos, sensibilidade, imaginação): trata da inspiração para as artes, da atração pelo místico, do autossacrifício, da ilusão e da sensibilidade em captar e compreender imagens. Pode trazer inspiração, compaixão e criatividade como também a falta destas características.

Plutão (mudanças e reformas profundas): reflete as forças e energias que ajudam o indivíduo a superar tabus e complexos emocionais, cortando as amarras do ego, ativando energias que estão trancadas no inconsciente. Trata de crises e conflitos inesperados (mas transformadores) e dos assuntos difíceis de falar.

Quíron (feridas e curas): revela onde possivelmente temos feridas, o que dói mais em cada um.

Para ter as informações completas, precisamos também fazer as associações dos planetas com as casas que regem nosso mapa (esse papo sobre as casas fica para o próximo texto). O site astrolink é bem completo e através dele você pode descobrir onde está cada planeta no seu mapa. É necessário o nome completo, a data de nascimento, a cidade em que nasceu e a hora exata. Você pode realizar o seu mapa clicando aqui.

A partir dele, você pode conhecer suas sombras e também os seus pontos de destaque. A astrologia é uma ótima ferramenta de autoconhecimento que possibilita conhecer partes de si mesmo que você nem tinha consciência antes e trabalhar nelas como forma de evolução.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as nuances da astrologia, comenta aqui para eu trazer mais informações sobre esse assunto.

Bárbara Watanabe Oi!! Meu nome é Bárbara Sayuri Watanabe. Sou estudante de jornalismo, estagiária do Portal Gama e fotógrafa (@barbarasayurifotografia). Tenho uma paixão enorme em consumir e criar arte!
Foto

+Gama

Você pode colaborar com a redação do Portal Gama sendo um autor convidado +Gama. Entre em contato pelo e-mail pauta@portalgama.com.br, nos informe sobre o tema que pretende trabalhar e um dos nossos jornalistas entrará em contato para dar sequência ao processo. Obrigado por ser mais uma voz em nossa gama de pensamentos.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS