Política
desinformação Foto: Tribunal Superior Eleitoral

Combate à desinformação

Tribunal Superior Eleitoral firma parceria com redes sociais para combater desinformação e fake news.

Por Bárbara Sayuri

Por +Gama

Com as eleições presidenciais chegando, precisamos ficar mais atentos no que se refere à fake news. Pensando nisso, meses antes da eleição, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou campanhas e firmou parceria com diversas redes sociais com a intenção de combater a desinformação.

A Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, promovida pelo TSE, visa ao combate à propagação de notícias falsas, que reúne esforços conjuntos de diversas instituições e atores sociais comprometidos com a democracia. Formada por mais de dois mil servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que trabalham na execução de ações contra a disseminação da desinformação.

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, fechou parceria com as principais plataformas digitais do mundo – entre elas: Google, WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube – agências de apuração de informações, instituições públicas e privadas, entidades de pesquisa, entre outros. No total, somam cerca de 154 parcerias.

Após esse firmamento, notou-se que algumas redes sociais atualizaram suas diretrizes. De modo geral, o objetivo é combater o discurso de ódio (crimes como ofensa, calúnia e difamação) e conteúdo que confunda o pleito (como mentiras acerca de datas, horários e locais de votação, resultados antecipados ou errados, entre outros).

O Google criou um recurso em que respostas para pesquisas relacionadas a como votar ficassem fixadas no topo da página, contendo informação já apurada e confirmada. O Facebook e Instagram, desenvolveu uma política que consiste na moderação do perfil de autoridades em momentos de agitação cívica. Já o Twitter, TikTok e Kwai não permitem anúncio político pago em suas plataformas.

No começo do mês de agosto, o WhatsApp criou uma estratégia para o combate da desinformação. Com o tema ‘Vamos juntos combater as informações falsas’, a ação foi desenvolvida pela AlmapBBDO, e terá como foco as parcerias estabelecidas pelo WhatsApp com organizações de checagem de fatos e o assistente virtual criado em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que facilita o acesso a informações e serviços da Justiça Eleitoral.

A ferramenta “Tira-dúvidas” que funciona via WhatsApp, também está sendo utilizada nesse combate. A ferramenta de checagem de fatos ou fakes já possui mais de 530 mil usuários cadastrados, que recebem informações confiáveis sobre eleições (Saiba como funciona clicando aqui).

O Tribunal Superior Eleitoral também criou o programa Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições. Trata-se de um canal da Justiça Eleitoral para o recebimento e encaminhamento de conteúdo enganoso sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais como alertas dessas ocorrências.

A luta contra a desinformação é de extrema importância. Vale lembrar que, nas eleições de 2018, foram registradas cerca de seis publicações contendo fake news por dia. A pesquisadora Tatiana Dourado registrou a circulação de 346 fake news no período eleitoral daquele ano. Com a internet, qualquer um pode distribuir informação e apesar de muitas estarem bem estruturadas, costumam ser uma mais absurda do que a outra.

É de extrema importância que se atentem às informações que consomem nas mídias sociais. Sempre que se deparar com conteúdo que seja questionável (vale relembrar a memorável mamadeira de piroca), desconfiem e apurem a informação. Se necessário, encaminhe para que o TSE faça uma análise antes de espalhar desinformação!

Devemos trabalhar juntos para que as fake news não tomem conta do processo eleitoral deste ano. Pesquisar e apurar faz toda a diferença! 

Bárbara Sayuri Watanabe

Me chamo Bárbara Sayuri Watanabe. Sou estudante de jornalismo e comunicação social, estagiária do Portal Gama e também atuo na Mão Dupla Comunicação. Sou artista, apaixonada pela área das artes visuais, mas também tenho uma queda por todas as outras. 

@barbarasayuriw

@barbarasayurifotografia

Foto

+Gama

Você pode colaborar com a redação do Portal Gama sendo um autor convidado +Gama. Entre em contato pelo e-mail pauta@portalgama.com.br, nos informe sobre o tema que pretende trabalhar e um dos nossos jornalistas entrará em contato para dar sequência ao processo. Obrigado por ser mais uma voz em nossa gama de pensamentos.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS