Signos
Foto: Internet

Os signos em Mafalda

Perdemos o Quino, criador de Mafalda. Mas de herança, ele nos deixou ideias e personagens incríveis, dos quais tento, neste texto/homenagem adivinhar os signos que teriam.

Por Paloma Chierici

Foto: Internet

Nesta editoria, já é costume a análise, sem nenhum embasamento cientifico, de personalidades, de acordo com o signo que elas têm. Já falei sobre o leonino e ex mito/ex futuro presidente Sérgio Moro, sobre o atual presidente ariano do Brasil, Jair Bolsonaro. Tentei prestar uma homenagem à mais que nunca presente e leonina Marielle Franco, entre outros. Cheguei a audácia de usar a astrologia, que para alguns equivale ao terraplanismo – crença de que a terra é plana -, para fazer um perfil dos meus animais de estimação. Sempre gosto de frisar que não tenho compromisso nenhum com o científico, mesmo porque, não sou astróloga, mas me interesso muito pelo tema. Assim, sob esse viés, e com o que aconteceu nesses últimos dias, como não escrever sobre Mafalda? Como não falar sobre Quino, um gênio!

Foto: internet

No último dia 30 de setembro, o argentino Quino, apelido que Joaquín Salvador Lavado recebeu na infância para se diferenciar do tio de mesmo nome, nos deixou. Bom, o corpo físico dele se foi, mas suas ideias, ahhhh suas ideias, são eternas. Quino sempre foi muito tímido, de poucas palavras e não gostava de dar entrevistas. Nas poucas que deu, afirmou que, como falar era um custo para ele, escolheu desenhar. E que escolha! Ele nos presenteou uma preciosidade chamada Mafalda que, apesar de ser uma personagem fictícia, figura entre as personalidades mais conhecidas da Argentina. Assim ou mais fantástica?

Já que estamos em uma editoria de signos, devo dizer que Quino nasceu em Mendoza, Argentina, no dia 17 de julho, ou seja, canceriano! Não que eu queira forçar uma barra, mas as histórias da Mafalda giram em torno da sua família e dos seus amigos… só mesmo um canceriano para escrever e desenhar tão bem sobre isso! O curioso é que Mafalda “nasce” do pedido de uma agência de publicidade que precisava fazer uma campanha para uma empresa de eletrodomésticos, que queria fazer circular historietas de uma família de classe média argentina consumindo seus produtos. Feche os olhos por um momento e imagine Mafalda capitalista…. pode abrir, tudo deu certo e essa campanha não foi aprovada. Temos a Mafalda que teríamos que ter!

Vale muito ressaltar que Quino se inspirou nos movimentos feministas da década de 60 para criar Mafalda e sempre fez questão de afirmar que, escolheu uma protagonista feminina, porque, segundo ele, as mulheres são mais “avispadas”, em uma tradução livre do espanhol, algo como mais vivas, mais espertas e mais sagazes. Não sei você homem, mas eu concordo demais!

Então, yendo al grano, como se diz em espanhol, a proposta deste texto é analisar astrologicamente as personagens que mais aparecem nas tirinhas da Mafalda, essa menininha de laço vermelho arretada que só. Vou falar sobre Susanita, Felipito, Manolito, Miguelito, Libertad e, claro, Mafalda. Vou ignorar a data real da criação deles e me basear nas suas características e relacioná-las ao signos que acho que eles têm. Para corroborar meu achismo, vou colocar algumas tirinhas como exemplo. Peço licença para usar as tirinhas em espanhol, língua original em que foram escritas, afinal, sou professora de espanhol há 14 anos, estudante desta língua há 24 e acho lindo prestar esta homenagem ao Quino, ler na língua dele, na língua que ele expressou suas ideias. Comecemos, pois, com a dona da po##a toda, Mafalda!

 

Foto: Internet

Mafalda

Se você já leu Mafalda, sabe que essa espoletinha é contra toda e qualquer autoridade, inclusive a paterna. Oficialmente, Mafalda vem a esse mundo pela primeira vez no dia 29 de setembro de 1964, seria libriana, mas não para mim! A mais diferentona das crianças, aquela que gosta de criticar o capitalismo, de falar sobre economia e da ordem mundial, aquela que está preocupadíssima com a coletividade, tanto que, para ela, o EU não existe, mas sim o NÓS! Mafalda veio ao mundo para nos ensinar algo e segue nessa função há décadas, com temas mais atuais que nunca. Mafalda, preocupada com coletividade que é, valoriza como ninguém as amizades, tanto que é melhor amiga da Susanita, uma burguesinha, racista, machista e com pensamentos totalmente contrários a ela. Veja bem, Mafalada nos ensina a manter um diálogo com o coleguinha que pensa diferente… admiro, mas não evoluí a esse nível.

Sim, estou enrolando para dizer o signo que escolhi para Mafalda, porque me custa dizer que ela é muito condizente com características aquarianas…, pois é, Mafalda, para mim, é aquariana. Fazer o quê? Mas, não dá para negar que falar em Mafalda é falar em coletividade, é contestar aquilo que não está certo, é ter uma tartaruga e colocar o nome de Burocracia… é ser aquariana!

Foto: internet

Susanita

Já que citei a melhor amiga da Mafalda, vou falar dela agora. Susanita é a personagem que representa essa ideia tradicional e burguesa, por vezes, conformista. Vou ignorar a parte ruim da personagem, afinal, ela é aquela que não é racista, MAS vai lavar a mão depois de tocar uma boneca preta. Acredito que essas características ruins estão mais associadas ao caráter e não ao signo da pessoa. Não podemos, por exemplo, culpar os arianos pelo presidente que temos, verdade? Assim, focando na ideia fixa de Susanita de se casar com um marido rico, claro, de ter filhinhos e uma família linda aos olhos da sociedade, não me resta dúvida de que ela é uma típica canceriana, a mãe do zodíaco.  

Cancerianos são os reis do romance, do apego e do drama, mas ninguém melhor que eles para cuidar dos outros, assim como Susanita quer fazer com a família dos sonhos dela. Com isso, tirando toda a parte ruim que ela tem, escolho câncer para ela.

Foto: internet

Miguelito

Miguelito não poderia ter outro signo do que aquele que sempre aparece nesta editoria, que sempre aparece em tudo, na verdade, porque nasceu para causar e para brilhar. O camaradinha em questão não consegue entender que existia mundo antes de que ele tivesse nascido. Acho que Quino imaginou, também, um Miguelito leonino, já que o cabelo dele parece mais uma jubinha de leão, semiótica pura!

Temos aqui o personagem mais ególatra dos amiguinhos da Mafalda e, talvez, o mais inteligente também. O centro do universo, pelo menos na cabeça dele! Vaidade e arrogância são características negativas do leonino, as quais podemos perceber nitidamente na tirinha abaixo.

Foto: internet

 

Felipito

Ahhhh felipito, como te entendo! Somos piscianos, né amigo? Felipe é o personagem com o qual Quino mais se identificava, porque os dois odeiam a escola. Quino era canceriano, signo que compartilha muitas características com peixes. Mas Felipito é, sem dúvida, pisciano! Por quê? Uai, porque ele adora curtir uma angústia! Porque ele nem sabe o que é realidade, vive sonhando! Ao contrário de Susanita que tem uma IDEIA fixa, Felipito tem um SONHO fixo, no caso, o fim da escola.

Ele também tem um amor platônico, como todo pisciano (o meu é o Alejandro Sanz), mas ele não tem coragem nem de dizer “bom dia” para a menina… me identifico demais! Ahhh Felipito, vem aqui, meu amigo e parceiro de signo, bora curtir uma angustia juntos e nos fazer de vítima, porque somos bons nisso.

Foto: internet

Manolito

Money, money, money – Leia no ritmo da música do Abba, por favor. O que dizer de Manolito? Bom, Quino sempre foi muito perspicaz e sutil nas suas criações, conseguiu burlar os sensores da ditadura, não só na Argentina, mas em vários países da América. Mas Manolito dá muito na cara. Generalizando, para as ex colônias espanholas, os espanhóis que vinham para a América fazer fortuna, tinham o nome de Manolo e eram os donos das mercearias. Manolito, filho de Don Manolo, um espanhol, trabalha, desde novinho, na mercearia do pai.

Trabalhando desde criança, um orgulho para o presidente do Brasil, e focado nas finanças, não me resta escolher outro signo para Manolito que não seja capricórnio. Manolito faz o tipo que faz questão de dizer que tem tudo o que tem, porque M-E-R-E-C-E-U!  Além de não reclamar de acordar cedo para ir trabalhar, pois sabe que, no fim do mês, vai valer à pena. Muito capricorniano!

Foto: internet

Libertad

Deixei por último aquela personagem cujo nome tatuei em mim, porque é algo que considero necessário a todos: liberdade! Uma criança de vida livre, de ideologia anarquista e que me deixou muito na dúvida sobre qual signo escolher para ela. Vou focar na liberdade, no desejo de ser quem ela quiser e não se prender a regras ou a leis e jogar um sagitário aí (aceito discordâncias). Claro, um provável ascendente em aquário, exclui o lado tiozão do pavê que os sagitarianos possam ter.

O que acho bacana demais nessa personagem, além do nome, é a sagacidade do Quino em colocar o nome de Liberdade na menor personagem das tirinhas da Mafalda, vale lembrar que o contexto histórico da América, neste momento, é de ditatura por todos os lados, a liberdade era, literalmente, pequena.

Foto: internet

Falando na sagacidade do Quino, ainda não consigo entender como ele foi capaz de burlar os censores da ditadura, como ele não foi perseguido, preso e torturado. Talvez a aparência inofensiva das personagens das tirinhas da Mafalda ajudou a enganar a idiotice dos sensores. Enfim, falando do presente, o que nos deixa Quino é o ato revolucionário de pensar e refletir sobre o que está acontecendo em nosso mundo, sempre de uma perspectiva pacifista que, sinceramente, não sei até quando vai funcionar. Definitivamente, Mafalda é um fenômeno em escala global há mais de 50 anos e vai seguir sendo…. ¡gracias, Quino!

Foto: internet
Foto

Paloma Chierici

Jornalista, professora e mãe de pet. Ama viajar e a liberdade que isso lhe proporciona. Dá aula de espanhol e português há mais de 1 década. Como jornalista, trabalhou em televisão, em empresas e em revistas.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS