Signos
Marielle Franco. Arte: Renato Horta

Garra leonina, presente!

Guerreira, companheira, radiante, corajosa, cheia de vida, cheia de gás e leonina: Marielle Franco

Por Paloma Chierici

Marielle Franco. Arte: edição (sobreposição de imagens, retoques, cores), Renato Horta

Se você acompanha nosso Portal e, em especial, a editoria de signos, deve saber que já fizemos um texto sobre o signo de leão, nesta tentativa de criar uma série, analisando o comportamento de algumas personalidades de acordo com seu signo. E se você ainda não leu, provavelmente um escorpiano ou um aquariano, pode ler clicando aqui. Na ocasião, o personagem em questão foi o ex-ministro Sérgio Moro, que feriu sentimentos e deixou vários corações de direita partidos ao romper com o Mito dessa galera, para minha galera, apenas Presidente atual do Brasil. Do qual também já fizemos uma análise astrológica, perdão amigos arianos, e que você também pode ler, clicando aqui.

Voltando aos leoninos, porque eles gostam de atenção, realmente minha intenção era não repetir os signos quando comecei a escrever esses textos, despretensiosamente e sem relevância cientifica. Mas, todavia, no entanto, entretanto e todas as conjunções adversativas que existem na língua portuguesa, não poderia deixar de falar desta mulher, mesmo já tendo falado do signo dela! Além do mais, preciso me redimir com meus amigos leoninos, haja vista que a personalidade escolhida pela primeira vez não os agradou. E mais que isso! Que mulher é esta? Por sua história de vida, merece estar em evidencia sempre! Ela é inspiração. De quem eu estou falando? Você já sabe, porque já viu a foto destaque deste texto, arte incrível editada pelo meu amigo Renato Horta que vai virar quadro, merece, verdade? Estou falando de, ninguém mais e ninguém menos, Marielle Franco, presente!

Gente, uma pessoa que está e vai estar sempre presente, claro que só poderia ser leonina. Esse signo de fogo, regido pelo sol, nos deu, simplesmente, Marielle Franco. Ela, que nasceu no dia 27 de julho, nos mostrou, em vida, toda a garra que uma mulher preta, favelada, lésbica e leonina pode ter. Ressalto que este texto foi escrito sob um respeito tremendo e uma admiração que cresce a cada dia que vou conhecendo mais da história da Marielle. Em nenhum momento quero fazer chacota. Quero, na verdade, prestar uma homenagem, mais que merecida, a ela, que faria aniversário por agora. Mas, infelizmente, fomos impedidos de cantar os parabéns para ela… já há dois anos.

Já sabemos que Leão é um dos signos do zodíaco mais autoritários e dominantes. Sua personalidade é realmente forte e gosta de controlar as situações, sobretudo no âmbito profissional. No entanto, será extremamente compreensivo com os demais. Com sua personalidade forte, são obrigados, às vezes, a esconder seus verdadeiros sentimentos e só se mostrarão vulneráveis com o/a companheiro(a) ou com seus amigos mais íntimos.

Vamos combinar que compreensão é o mais encontramos em Marielle Franco durante o tempo que tivemos ela aqui com a gente. Ela é uma leonina do primeiro decanato. Decanato é uma forma de dividir os nativos de determinado signo em três grupos e mostrar suas forças e fraqueza. Fraquezas de Marielle, desconheço, mas forças, meu amigo e minha amiga, são inúmeras! De acordo com o site Astrologia Tropical, o Leonino do primeiro decanato é o Leonino “puro” por assim dizer, porque ele tem influência dupla do signo de Leão e regência dupla do Sol. Esse leonino é o que tem a personalidade mais forte, o que é mais cheio de si e o que mais gosta de se destacar em posições de liderança. Assim ou mais Marielle?

Então, como já disse, querendo prestar uma homenagem, pautada pelo respeito e pela admiração, e, claro, sem nenhum respaldo cientifico, selecionei 5 momentos da curta vida de Marielle Franco em que ela foi sol, foi leoa, foi leonina! Você pode clicar em cada tópico para ler cada texto que usei como referência.

1 – ‘Tenho uma responsabilidade coletiva e já não vivo mais só a minha vida’ 

Quando disse isso, em uma entrevista à Cult, Marielle Franco tinha acabado de ser eleita vereadora do Rio de Janeiro, em 2016. Acho que uma das característica mais estereotipada do leonino é o desejo de ser visto, de ser o centro das atenções, de brilhar como, ou até mais que o sol. Mas a verdade verdadeira, vale a redundância, é que os leoninos são os camaradas mais generosos do zodíaco. Eles sabem reconhecer o que o outro tem de melhor. E Marielle, em vida, abriu mão do próprio bem por um bem coletivo. Generosidade que resplandece mais que o sol! Agora até aquarianos vão concordar.

2 – Marielle Franco: uma heroína nacional 

Num vídeo que vi do Canal que adoro, Deboche Astral, eles dizem que, no cinema, os leoninos adoram os filmes que contam histórias de heróis reais, esses que contam histórias de superação. Marielle Franco fez, da própria vida, uma história de uma heroína real, uma história de superação diária. Como dizem lá na página Coletivo Transforma MP: Guerreira, porque para quem é favelada, negra, pobre e lésbica, e mesmo assim graduada, pós-graduada e eleita vereadora com apenas 37 anos de idade não há outra palavra para defini-la. Lendo isso, chego a escutar um rugido forte de uma leonina, de arrepiar! E, mesmo não sendo do signo de peixes como eu, aposto que você se sensibilizou também.

3 – Mulher, negra, favelada, Marielle Franco foi de ‘cria da Maré’ a símbolo de novas lutas políticas no Rio 

Para ser alguém neste nosso país racista, misógino, homofóbico e um sem-fim de etcs negativos, carregando todas as características listadas no título da reportagem acima, não é porque você mereceu, é porque você ralou para caramba. E para isso, você precisa ter uma dose mais que extra de determinação. Você também tem que ser forte, muito! E se você for de Leão, já é meio caminho andado, já que esse signo transborda força de vontade e determinação. E, como contra fatos não há argumentos, dê um google e conheça a história de vida de Marielle Franco. Ela se descrevia, nas redes sociais como “Mulher negra, cria da Maré e defensora dos Direitos Humanos.” Gigante pela própria natureza…

Para corroborar meus argumentos ao associar essa característica leonina à Mariale, dou voz a quem conviveu com ela. A pedagoga Shyrlei Rosendo, coordenadora do setor de mobilização do eixo de segurança pública da ONG Redes da Maré, e que conhecia Marielle desde sua juventude: “Ela era uma pessoa muito forte. Uma figura que não levava recado para casa. Isso era muito marcante. Sempre muito firme nos seus objetivos, sabendo o que queria, mas também sabendo escutar as pessoas e dialogar.”

4 – Companheira de Marielle: “Não consigo crer que não vai voltar” 

Desculpa, Revista Veja, mas vou mudar o título desta matéria: Esposa de Marielle: “Não consigo crer que não vai voltar”. Muito melhor agora e mais condizente com a realidade. Então, depois do atrevimento necessário ao corrigir uma revista grande (diferente de grande revista, né? Ahhh as sutilezas da língua portuguesa que eu amo), vamos ao tema deste texto. A matéria da Veja relata a dor, na época do assassinato de Marielle, daquela com a qual ela compartilhou a vida até o final que a impuseram.  Monica Tereza Benício era quem nossa leonina Marielle escolheu para seguir com ela uma vida de lutas, juntas, as duas lutavam pelas causas LGBTQI+. Elas costumavam usar, nas redes sociais, a hashtag #NossasFamíliasExistem, fazendo referência ao Estatuto da Família, que define como família somente a união entre homem e mulher (e como parece acreditar também a Revista Veja, devido ao título que colocaram na reportagem em questão).  

O que tem isso a ver com as características dos nativos do signo de leão? Simples! Leoninos, quando percebem que a pessoa vale à pena, vão querer dividir toda uma vida com ela. E a Monica foi a escolhida de Marielle para caminhar a seu lado, até quando eles permitiram.

5 – Marielle, presente!

Claro que eu não poderia terminar este texto de outra forma! Leoninos gostam brilhar, gostam de passarela e, neste texto, Marielle Franco tem a passarela só para ela! Gente, esta mulher preta, favelada e lésbica brilhou tanto que, em apenas dois anos como vereadora, sentiram a necessidade de calar sua voz. Quem? Não sabemos ainda, ou não querem que a gente saiba. Mas como diz Djavan: as estrelas brilham sem saber, mas cada vez melhor! E assim vai seguir Marielle, brilhando entre nós. Mantendo vivas nossas ganas de lutar pelo que é justo. Avivando nosso desejo de seguir, mesmo quando querem nos deter. Zumbi, Dandara, Luís Gama (aquele dá nome ao nosso Portal), Marighella (aquele que nunca teve tempo para ter medo) e Marielle Franco, todos presentes!

Veja bem, você pode ter achado um absurdo essa análise astrológica e já deve ter bolado uns 10 argumentos para derrubar minha tese, mas deixa eu te falar uma coisa: guarda, por um instante, sua vontade de ser diferentão e vem aqui comigo bater palma, ela merece! E que sua voz, junto com a minha e a de milhares de brasileiros que seguem sendo resistência, ecoe um parabéns pra você tão alto, que chegue até o Sol, onde a leonina Marielle Franco deve estar!

Foto

Paloma Chierici

Jornalista, professora e mãe de pet. Ama viajar e a liberdade que isso lhe proporciona. Dá aula de espanhol e português há mais de 1 década. Como jornalista, trabalhou em televisão, em empresas e em revistas.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS