Signos

Os signos e Alejandro Sanz

Nesta nova aventura de escrever despretensiosamente sobre astrologia, chego ao meu ápice, falando sobre a música do cantor espanhol, Alejandro Sanz, para cada signo

Por Paloma Chierici


Arte: Renato Horta

Quando estávamos pensando no Portal Gama, um sonho nosso de fazer jornalismo independente, decidimos que nossos textos teriam uma pegada mais literária. Como assim? Escrever em primeira pessoa estava liberado. Mostrar que aquele texto foi escrito por um ser humano estava liberado, afinal, jornalista também é gente. Levei a ideia tão a sério que, se eu escrevesse poesia, você poderia usar o termo “eu lírico” em cada um dos meus textos para se referir a mim, a autora deles.

Isso porque eu já escrevi tanta coisa em que me incluo. Escrevi tantas vivências que, por algumas vezes, chego a duvidar que o que faço é, de fato, jornalismo. Já falei de tequila e de cachaça, do processo doloroso do divórcio e até das aventuras e desventuras de morar sozinha (acabo de me lembra que estou devendo mais textos sobre essa experiência. Devo, não nego, pago quando puder).

Aqui, nesta editoria, eu já falei até sobre os signos dos meus cachorros. Além, claro, de personalidades (ou não) que agitam o cotidiano brasileiro. Fomos do Leonino ex herói Sérgio Moro ao nosso ex escorpiano Lula, do qual sentimos enorme saudade. No meio do caminho sempre tem uma pedra, como diria o meu conterrâneo e poeta favorito Carlos Drummond, e o presidente ariano é o top 1 das matérias mais lidas desta editoria, a minha pedra no meio do meu caminho. Eu preciso entender o porquê disso, se você tiver alguma teoria, deixe aqui nos comentários.

Bom, depois deste caminho percorrido escrevendo sobre signos (ah, escrevi outros textos também, depois confere lá), chego ao clímax desta narrativa, zero a vida (como dizem os jovens) de jornalista que escreve sobre astrologia. Vou escrever sobre um tema que adoro, relacionando-o com as músicas do meu ídolo maior: Alejandro Sanz! Sim, neste texto, você vai ler sobre a música de Alejandro Sanz de cada signo. Assim ou mais legal????

Para quem me conhece, sabe que sou fã deste cantor espanhol há muito tempo, para ser mais exta, desde a minha primeira desilusão amorosa. Neste momento, ouvi uma música dele e senti que ele havia escrito para mim, coisa de destino. A música era Aprendiz (ouça aqui). A partir daí, fui percebendo uma estranha conexão, coisa de pisciana. Ele, que é cantautor – compõe as músicas que canta -, meio que começou a me perseguir (insisto, na minha cabeça pisciana). Além da música para a primeira desilusão amorosa, ele fez uma música para quando casei (Desde cuando), para quando decidi voltar a morar no Brasil (Camino a casa) e até para quando me divorciei (EL trato). E pasme, querido leitor, todas elas escritas e gravadas no momento em que eu passava por isso. É conexão ou não é? Expliquem isso vocês, provavelmente escorpianos e aquarianos, que não acreditam em astrologia.

Se você, não sei como, desconhece Alejandro Sanz, vem aqui que eu te conto. Provavelmente você deve ter escutado a música Corazón Partío, tema, em 1998, da novela brasileira, Torre de Babel. Mais tarde, em 2003, ele emplacou outro sucesso em uma novela global, Regálame la silla donde te esperé era a música e Celebridade a novela. Alejandrito, como eu o chamo, chegou a gravar uma participação especial na novela. Ele também teve músicas nas novelas brasileiras Suave Veneno e Esperança.

Mas Paloma, eu nem era nascido nessa época, você mais jovem, como nossa estagiária Bárbara, pode se perguntar. Bom, mais recentemente, Alejandro Sanz participou do Show da querida Ivete Sangalo, gravado no Maracanã, cantando Corazón Parío. E, mais tarde, os dois gravaram No me compares, tema da novela Salve Jorge.

Para além dessas tentativas de entrar no mercado Brasileiro, quase impossível para quem canta em espanhol, cabe ressaltar que Alejandro Sanz, um sagitariano vida loca, vendeu mais de 25 milhões de discos pelo mundo afora, ganhou 24 Grammys Latinos e 4 Grammys estadunidenses. Tudo isso faz dele o cantor espanhol que mais vendou discos e que mais ganhou prêmios, ou seja, ele é bom! E não sou eu, uma fã incondicional, que estou dizendo, são os dados.

Sendo assim, depois desta breve história, vou ao ponto. Vou ao que me propus fazer neste texto: escolher uma música de Alejandro Sanz para cada signo. Venha conferir a que eu escolhi para você e escute todas as outras, você vai virar fã… vai por mim!

Alejandro Sanz, o cantor espanhol que mais vendeu discos no mundo. Foto: internet

Áries

Try to save your song. A letra está em inglês, mas a música é em espanhol. Confesso que escolhi essa música para os de áries mais pelo clipe dela: uma mulher pisando forte e arrebentando tudo, com certeza ariana. Mas a letra em si também é bem condizente com as pessoas desse signo, eles que são fortes e gostam de uma treta. Do tipo que fazem e depois perguntam. Na letra ele diz “Ainda que me crave alfinetes… que seus lábios me mordam, vamos! E se você queimar algo, eu pago. Achei bem ariano.

Achei também bem difícil traduzir as músicas de Alejandrito, muita metáfora. Sugiro que escutem em espanhol nos links que estou colocando aqui.

Touro

Back in the city. Outra com nome em inglês, mas é em espanhol. Aliás, Alejandrito, ao contrário de outros cantores hispânicos, não canta músicas em inglês. Há muito tempo, ele até gravou discos em italiano e português, mas sempre compôs e catou em espanhol. Sim, estou alfinetando Shakira, Enrique iglesias e outros.

Por que essa música para os taurinos? Por que ele diz que está louco para voltar para casa, que a casa dele o faz feliz e, quando ele volta para a cidade dele, sempre há uma mesa posta. Sabemos que as pessoas do signo de touro gostam bem do conforto do lar e de uma boa comidinha. E claro, lembrei da minha irmã taurina que mora na Holanda e, toda vez que vem ao Brasil, só fala sobre as comidas que quer comer.

Gêmeos

No es lo mismo. O geminiano é conhecido pelo poder da comunicação e, às vezes, por assumir diferentes personalidades. Nesta música de protesto, Alejandro Sanz já começa mandando a real: Diga-me com quem falo agora, você não vê que vocês são iguais? Difícil saber com que personalidade do geminiano estamos lidando.

Além disso, a letra da música toda é um jogo de palavras incrível, que nem ouso a traduzir. Definitivamente é uma letra escrita por quem domina o idioma e a comunicação, como os geminianos.

Câncer

Ese que me dio la vida. Para o signo mais família do zodíaco, escolhi uma música que o Alejandrito fez para o pai dele. Nessa música, ele diz que a mais bonita das danças é o pai dele mancando ao caminhar. Sim, poderia ter escolhido, também, uma música dramática que falasse de amor (são várias), porque serviria fácil para os cancerianos. No entanto, quis ressaltar esse lado família deles.

Leão

Los lugares. Essa é, de longe, a minha preferida do último disco dele. Não só porque é uma parceria com o Residente, que eu também adoro, mas é uma música linda, que me faz viajar, em tempos de pandemia. Queria muito escolhê-la para o meu signo, mas vi que era uma canção leonina, quando eu li que tenho o planeta chorando por você e ainda que os lugares morrem por ver você e tem mais, os lugares te viram chegar e te vira partir, depois disso, nunca mais conseguiram dormir. Porque você fez com que eles começassem a escrever, começassem a chover. Você fez com que eles brilhassem… os lugares, sem você, não sabem caminhar.

A letra mostra demais o brilho, a força e a generosidade leonina. E vale dizer que a editora chefe do Portal Gama é uma leonina que nos faz escrever, brilhar e que nos ajuda a caminhar! É, definitivamente, a música certa para os leoninos.

Virgem

Donde convergemos. Que os do signo de virgem têm tudo certinho e planejado já não é segredo para ninguém. Então, nada mais sensato que eu escolher essa música que o eu lírico diz que tem um plano para conquistar a amada e ainda orienta: não faça nada fora do tempo, todas as coisas tem seu momento, busque-o.

Eu já imagino um virginiano escrevendo tudo no papel, programando, planejando e esperando o momento exato das coisas, será que eles encontram?

Libra

Cuando nadie me ve. Essa música é um ícone! Serve de reflexão, não só para os librianos, mas para todos os do zodíaco. Mas como os de libra são conhecidos pelo sex appel e pela dificuldade de tomar decisões, escolhi essa para eles. O clipe da música é cheio de atrações sexuais e a letra nos mostra uma dicotomia com a qual os librianos devem sofrer diariamente: e que às vezes sou seu e às vezes do vento… por que é tão difícil sentir como eu sinto… por que é tão difícil? Viver é só isso, por que é tão difícil. Quando ninguém me vê, posso ser ou não ser… Ohhh gente, me deu vontade de abraçar!

Escorpião

Mala. Essa música é o toque do meu celular… talvez, porque eu achava que meu ascendente era escorpião. Uma música que tem o nome de “Má” só pode ter sido escrita para uma escorpiana, gente. Ou escorpiano. Quem aqui já não sofreu por uma pessoa desse signo ou sente saudade deles que atire a primeira pedra! Não falo por mim, mas me contaram.

Essas pessoas delicinhas, mas cruéis, muitas vezes, são irresistíveis sim, confessemos. Isso não apaga o fato que são muito malvados também e Alejandro Sanz traduziu essa realidade em canção: Eu penso em você e você não sente saudade de mim, há algo de mistério… eu te espero e você vai embora, não há nada que te dê medo! Nada dá medo às pessoas desse signo, pelo contrário, nós que temos medo deles! A música ainda continua: eu te abraço e você me arranha (Leia-se “me pica”), você é imparável!

Ahhh, que saudade do meu ex de escorpião…. digo isso só para colocar o link da matéria que fiz sobre o Lula e é verdade esse bilhete! O golpe tá aí, cai quem quer. O pior que a música termina dizendo: e te quero, inclusive, um pouco mais má. Li verdades.

Sagitário

Pero esta tarde no te vas. Chegamos ao signo do Alejandrito. Disse antes que ele é meio vida loca e não vou entrar no mérito da vida pessoal dele. Mas falando em questões de viagens, que os sagitarianos adoram, ele nasceu em Madri, é filho adotivo de Cádiz, mora em Miami e já namorou ou foi casado como mulheres mexicanas, espanholas, cubanas, porto-riquenhas, (falta uma brasileira, eu!). Além disso, ele até fez uma live com o Juan Galdós, lembram dele? Aquele que se declarou presidente da Venezuela. Que loucura é essa, meu ídolo? Prefiro ignorar essa parte.

Vamos à música. Escolhi essa, justo porque fala de uma mulher indomável, que não tem medo nenhum em seguir seu rumo. Ou seja, sagitariana. Eu sabia que você era fugaz, que era livre simplesmente. Você já está indo, verdade? Te vejo tão impaciente… E a parte mais cruel da música que me faz pensar que ele canta para uma sagitariana com ascendente em escorpião é: ainda que eu me finque com a força de um milhão de sóis e me arranque, com as mãos, a alma. E ainda que se sequem meus olhos de chorar, sei que não posso fazer nada…. porque sei que você é fugaz.

Claramente temos peixes ou câncer cantando para sagitário com ascendente em escorpião.

Capricórnio

Como un pacto sin firmar. Difícil demais escolher música para capricornianos, porque Alejandrito não escreve sobre trabalho. Você pôde ter achado estranho eu ter optado por uma canção que fala sobre um pacto sem assinar, já que uma pessoa de capricórnio nunca faria isso. Com eles é o esquema de contas claras, amizades longas (ditado popular mexicano que, em espanhol fica melhor, porque tem mais ritmo: cuentas claras, amistades largas).

Só que, ao escutarmos a música, nos deparamos com a frase: eu não danço com princesa, mas vou te fazer rainha do baile. É o que o capricorniano faz com a própria vida e com a vida de quem convive com ele. Eles se superam, seguem adiante. O sucesso é garantido na vida desses seres, mas depois de muito esforço e dedicação, claro!

Aquário

12 por 8. Você sabia que 12 por 8 é um dos compassos rítmicos do flamenco? Pois é, nem eu! Aprendi com Alejandro Sanz que tem uma influencia tremenda desse ritmo espanhol em suas músicas, ele mesmo diz que o que ele faz é pop flamenco.

Não escolhi esta música para os aquarianos, porque eles são bons bailarinos, podem até ser, mas desconheço. Escolhi, porque é uma música do contra, na qual Alejandrito critica um monte de coisa e alfineta um monte de gente, numa vibe bem aquariana.

A vocês, eu digo, aos inteligentes que sabem de ritmo, que sabem de som, não esperem que que façamos o coro enquanto nos cantam “we are the world”. Lembram do clipe de uma galera cantando essa música? Pois é, icônico. E tudo que é icônico o aquariano critica.

Peixes

Corazón partío. Gente, eu já falei um monte de músicas que o Alejandrito escreveu para mim, pisciana. Eu poderia fácil escolher Amiga mía para falar sobre como os piscianos são fiéis aos amigos. Poderia optar por A la primera persona que mostra o desespero em encontrar um novo amor para sair do sofrimento que o último amor deixou. Tudo muito pisciano. Mas nada supera uma música que fala sobre coração partido.

Confesso que tenho birra dessa música, porque ele é conhecido no Brasil apenas por ela, mas ele tem muitas outras e bem melhores que essa. Não que ela seja ruim, não é por nada que foi responsável pelo sucesso mundial que ele teve e tem. Mas Alejandro Sanz, definitivamente, não é cantor de uma música só.

E sabe o que faz de Corazon partío a mais pisciana das músicas dele? Uai gente, que pisciano não tem/teve/terá um coração partido? Quem mais vai pedir curativo para esse coração partido, tremendo de frio. Quem vai implorar pra pessoa mentir para ele e dizer que ainda resta algo entre nós dois. Quem vai perguntar para os outros para que você me curou se hoje você me deixa novamente com um coração partido? Só pisciano mesmo, que vira e mexe está com o coraçãozinho dodói, pobre de nós!

E termino perguntando, quem, além do pisciano, vai dizer: depois da tormenta, sempre vem a calma, mas depois de você, não há nada. Assim ou mais dramático, assim ou mais pisciano?

Senhoras e senhores: ALejandro Sanz. Foto: Internet
Foto

Paloma Chierici

Jornalista, professora e mãe de pet. Ama viajar e a liberdade que isso lhe proporciona. Dá aula de espanhol e português há mais de 1 década. Como jornalista, trabalhou em televisão, em empresas e em revistas.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS