Cidades
novembro Foto: Divulgação

Novembro Azul

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, conheça a importância dessa campanha.

Por Bárbara Watanabe

Por +Gama

O novembro azul traz consigo a campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata. Essa doença é o tipo que mais afeta os homens e é a causa de cerca de 28,6% das mortes da população masculina. A falta de acesso à informação e o machismo são as principais causas que impedem os homens de se consultarem e se prevenir do câncer de próstata.

Essa doença é considerada maligna e letal se não descoberta precocemente. Afeta principalmente homens acima dos 50 anos. A estimativa é que surjam cerca de 69 mil casos por ano, resultando em 7 ou 8 casos a cada hora.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que cerca de 51% da população masculina do país, nunca consultou um urologista e fez o exame de prevenção. Os dados também mostram que somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do câncer de próstata.

O câncer de próstata não tem uma prevenção específica, mas é de extrema importância que homens a partir de 40 anos comecem a fazer os exames anualmente. Pessoas que têm histórico da doença na família devem ficar ainda mais atentos.

O preconceito é um dos fatores que mais impedem que homens combatam o câncer de próstata. Pelo fato de o exame de toque ser no reto, a maioria dos homens preferem se expor aos riscos da doença. Por mais que existam muitas campanhas incentivando o novembro azul, o público masculino ainda crê que o exame pode de alguma forma, “afetar” a sua masculinidade.

novembro
Foto: Divulgação

Na fase inicial da doença, ela é assintomática, por isso a importância dos exames preventivos. Em estágios mais avançados da doença, os sintomas mais comuns são: micção frequente; sangue ou urina no sêmen; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos pelos quais a doença pode ter se espalhado; fraqueza ou dormência nas pernas ou nos pés.

Os exames disponíveis para a detecção da doença são o exame de toque e o PSA (exame de sangue). A recomendação é que o exame de toque não seja substituído pelo de sangue, pois a combinação dos dois juntos permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos. É importante lembrar também que o descobrimento precoce da doença resulta em uma chance de cura de 90%.

Derrubar esses tabus e preconceito é de extrema importância para que a taxa de mortes diminua em decorrência dessa doença. Hoje, o câncer não é mais uma sentença de morte se descoberto precocemente. Incentive os familiares e amigos a fazerem os exames anualmente. O procedimento dura somente alguns segundos e pode salvar a sua vida!

Bárbara Sayuri Watanabe Oi!! Meu nome é Bárbara Sayuri Watanabe. Sou estudante de jornalismo, estagiária do Portal Gama e fotógrafa (@barbarasayurifotografia). Tenho uma paixão enorme em consumir e criar arte!
Foto

+Gama

Você pode colaborar com a redação do Portal Gama sendo um autor convidado +Gama. Entre em contato pelo e-mail pauta@portalgama.com.br, nos informe sobre o tema que pretende trabalhar e um dos nossos jornalistas entrará em contato para dar sequência ao processo. Obrigado por ser mais uma voz em nossa gama de pensamentos.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS