Turismo
Amsterdam

Let´s go, partiu!

Amsterdam é nosso destino! E não vamos percorrer a capital holandesa sozinhos, vamos bem acompanhados por um guia incrível que mora na cidade há anos e, o melhor: ele fala português!

Por Paloma Chierici

Adriano em Amsterdam. Foto: arquivo pessoal

 

Tulipas, canais, museus, cervejas boas e batatas deliciosas. Amsterdam tem tudo isso e muito mais! A capital holandesa é um destino procuradíssimo por várias pessoas de todas as idades e do mundo todo. Para mim, é umas das cidades mais lindas que eu já conheci. Minha relação com Amsterdam é interessante, acho incrível todos aqueles canais, os prédios absurdamente tortos e que se mantêm firmes e fortes, pessoas falando várias línguas diferentes, agitação, possibilidades para vários os gostos… No entanto, me sinto extremamente velha para fazer turismo pela cidade que tem os rolés mais aleatórios que você possa imaginar. Sim, eu já nasci com mais de 100 anos.

Não vou negar que Amsterdam, nome que veio de uma das represas do Rio Amstel, me proporcionou um dos melhores sentimentos que podemos ter: a liberdade. Foi lá que, como mulher, me senti segura, pela primeira vez, caminhando com outras mulheres pelas ruas escuras de uma cidade grande. Lá também, você pode tirar fotos e até entrar nos museus da maconha e do sexo sem perceber olhares de reprovação. Outra vez, o sentimento de liberdade vem à minha mente. É incrível poder ser e fazer o que você quiser sem o julgamento de ninguém, não é?

Definitivamente Amsterdam é um destino que tem que estar na sua lista. Só que em época de pandemia, quarentena e distanciamento social, fica difícil saber quando o turismo vai voltar ao normal. Na verdade, fica difícil saber o que vai ser o novo normal no turismo. Mas, enquanto a luz no fim do túnel não chega, vamos dar nossos pulos e conhecer um pouco desse lugar incrível. Não vamos só, estamos muito bem acompanhados pelo brasileiríssimo Adriano Moura Paiva, o Adriunico ou o Dri4ever. Ele é um cearense de Fortaleza, terra da beleza, como ele mesmo diz, que mora há 13 na Holanda. Foi de férias em 2007 e acabou ficando, eu não julgo! Atualmente, Adriano mora em Amsterdam e, no seu perfil no Instagram, mostra o dia a dia de quem vive e trabalha na cidade. Claro, com os vídeos dele, a gente pode conhecer muito da Capital Holandesa.

Encontrei o perfil do Adriano por acaso no Instagram e logo já quis para mim essa amizade. De cara, fiquei impressionada com a energia com que ele começa cada uma de suas manhãs cumprimentando Amsterdam, Fortaleza, sua terra natal, e até a vizinhança fofoqueira, sempre há um vizinho fofoqueiro. Depois, achei muito bacana passear por Amsterdam com cada vídeo que ele posta de bicicleta, claro, a caminho do trabalho, de casa e de uma baladinha ou outra também. Eu, mineira, apaixonei pelo sotaque nordestino dele e claro, por todas as dicas que ele dá, desde onde conseguir as melhores promoções a fazer uma tapioca perfeita… nunca consegui fazer uma tapioca.

 Voltando a Amsterdam, o perfil do Adriano, esse faxineiro e vendedor arretado, me trouxe uma grande nostalgia nessa época em que não sabemos quando vamos poder viajar outra vez. Mais que nostalgia, é quase a sensação de poder viajar sem sair de casa por meio dos vídeos que ele faz. Meu próximo passo foi bater um papo com ele para conhecer mais um pouco sobre a capital holandesa e sobre ele também. Então, como o Adriano sempre diz em seus vídeos, Let´s go, Partiu! Mas lembre-se, fique em casa! Nosso passeio é virtual, vamos aproveitar a experiência e as dicas do Adriano e, quando tudo isso passar, aí sim #partiuamsterdam.

Bom dia, Amsterdam!!! Foto: arquivo pessoal

Por que você escolheu a Holanda?

Sonhava em morar na Europa, era pra vir de férias, mas eu já sabia q iria ficar. Estava em Paris e recebi um “chamado”, sinais da vida. E já sabia que aqui era meu lugar.

Atualmente você mora em Amsterdam, o que você acha da cidade?

Eu me sinto em uma cidade de interior, mas com suas agitadas dias e noites. Isso se torna muito aconchegante.

Nos seus vídeos no Instaram você vai mostrando os caminhos que percorre pela cidade, qual o seu lugar favorito em Amsterdam?

Meu lugar favorito é o bairro Jordaam, bairro revitalizado, que tem bares e lojas descoladas.

Diga 5 lugares que, na sua opinião, um turista brasileiro deve conhecer em Amsterdam.

1: Igreja do Papagaio, pela sua história,

 2 Begijhof: onde moravam as irmãs profanas, existe a casa mais antiga de Amsterdam, início do século XVI,
3: Reguliersdwarsstraat (rua da vanilina ou rua Gay),
4: Atravessar Amsterdam de balça (de graça) da central estação até A’dam Norte,
5: Tomar um cappuccino no SkyLonge . Porque você verá Amsterdam 360°.

Amsterdam já tem alguns lugares clássicos para o turista visitar, você aconselha algo que não esteja no que já é comum e corrente?

O que é clássico e todo mundo deveria conhecer é subir na Loja H&M Boneterie da Kalverstraat e de lá tem uma vista maravilhosa. Recomento também subir no estacionamento das bicicletas na Central Estação e fazer fotos incríveis. E, claro, tomar um café no Blue Amsterdam

Você dá muitas dicas no seu perfil para brasileiros na Holanda. Como é a comunidade brasileira aí?

A comunidade brasileira é um pouco egoísta. Mas, com a pandemia e quarentena, muitos perfis ficaram mais em evidência, houve uma maior colaboração.

Você disse que a comunidade brasileira é um pouco egoísta. Por quê? Tem algum exemplo? Eu morei no México e senti o mesmo lá… queria entender por que isso acontece.

Brasileiros não estão acostumados com o crescimento do vizinho, veja a nossa diferença social em nosso país. Aqui é o mesmo… Quando quero ajudar alguém, eu sou criticado por fazer de graça, mas a vitória do vizinho é a minha também.

Você já sofreu algum preconceito de qualquer tipo na Holanda?

Eu nunca sofri preconceito. Se já me atacaram, eu não percebi, sou muito bem resolvido com minha sexualidade e nacionalidade. Aqui as coisas são bem mais abertas.

Qual a melhor época para visitar Amsterdam? Por quê?

A melhor época é primavera. É um clima gostoso, é gente sorridente nas ruas, flores nos canais e parques com tulipas.

Amsterdam é uma cidade cara? Qual dica você dá para turistas com pouca grana?

Amsterdam é muito cara, mas eu sempre mostro o lado barato que ninguém quer mostrar. Levo turistas pra comprar souvenires na Xenos, comer no €5 Porto Carrara, comprar produtos e comida típica na Action. Então, você terá uma economia muito grande. Uma vez eu estava com um grupo de uma família, eram 8 pessoas, eles almoçavam e jantavam no Porto Carrara, que é bem em conta. Fico muito feliz quando posso juntar o custo e benefício.

Eu sempre disse que sou muito velha para Amsterdam, porque a cidade é uma agitação só. Você acha que a cidade é só para jovens? Por quê?

Não, pelo contrário, acho que a cidade é mais para “maduros”, porque a maioria dos jovens vem para se distrair nas festas eletrônicas, coffeeshpp, Red light e pubs. Mas ela é bem estruturada para ambos.

Quais são as MAGYAS (com Y mesmo) que podemos encontrar em Amsterdam?

Aqui podemos encontrar vários tipos de Magyas, do pedreiro (que faz questão de passar gel no cabelo) ao Magya do office pedalando com seus ternos cinzas e pernas torneadas.

Quais são as melhores opções para se hospedar Em Amsterdam? E, no mínimo, quanto tempo de estadia para conhecer bem a cidade?

Opção melhor é Airbnb, porque a pessoa fica à vontade e pode gastar bem menos. Amsterdam tem as diárias de hotéis mais caras da Europa. Mas, em 5 dias, você poderá ver bastante coisa.

Como surgiu a ideia de ir mostrando a cidade nos seus vídeos do Instaram?

Surgiu porque eu ia trabalhar e as pessoas dizem que se sentem pedalando comigo. Mas agora não pode filmar, é proibido, eu tenho um suporte.

Você sempre passa por um túnel que faz eco… o que tem de importante ou turístico lá?

O EcouCouCou é uma passagem que foi conquista do povo, quando o Museum foi reformado, ele iria ser fechado, mas a população exigia. Então assim ficou e eu comemoro sempre.

Passeio de bicicleta por Amsterdam com o Adriano

Foto

Paloma Chierici

Jornalista, professora e mãe de pet. Ama viajar e a liberdade que isso lhe proporciona. Dá aula de espanhol e português há mais de 1 década. Como jornalista, trabalhou em televisão, em empresas e em revistas.

COMENTÁRIOS

  • Paloma Chierici

    Ele é único mesmo! Estamos apaixonados também! Depois conta o que achou do Portal! :)

  • DANIEL

    Que bela reportagem, adorei. Esse cara realmente é uma pessoa magnífica, de um coração enorme. Quem o conhece, não quer deixar mais de ser seu amigo. Não fico um dia sem ver pelo menos o "BOM DIA FORTALEZA, TERRA DA BELEZA" e um "BOM DIA VIZINHA FOFOQUEIRA". rsrs ... Agora vou conhecer tbm um pouco mais do PORTAL GAMA. LETS GO, PARTIU -->> @maiasousa - FORTALEZA/CE

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS