Cidades
minas Foto: Arquivo pessoal

Alô, Minas!

O sinal de celular vai chegar a mais 147 distritos e localidades do interior do estado de Minas Gerais.

Por Denise Rodrigues Alves

Um chamamento público escolheu, em agosto de 2021, as operadoras de telefonia celular que vão atuar na próxima fase do programa Alô, Minas! (clique aqui), que vai beneficiar 109.554 mil mineiros com a cobertura de telefonia móvel e internet 4G. O resultado foi: operadoras Claro (7 lotes – 89 localidades), TIM (4 lotes – 38 localidades) e Vivo (3 lotes – 20 localidades).

Na região do leste de Minas Gerais, o distrito de Vargem Grande de Minas, em São João do Manteninha, passará a ter o sinal da Tim. Já no Vale do Mucuri, bem pertinho da minha terra natal (Nanuque-MG), a localidade de Mayrink, que pertence ao município de Carlos Chagas também vai ganhar o sinal da mesma operadora. A lista completa dos 147 distritos e localidades contempladas pode ser consultada clicando aqui.

No mês de setembro de 2021, serão assinados os termos de compromisso entre Estado e operadoras. O prazo das operadoras para instalar as antenas é de até 28 meses. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento industrial e comercial.

Em entrevista à Agência Minas, a gestora técnica do Alô, Minas!, Izabela Rodrigues, declarou que as comunidades rurais precisam estar conectadas e integradas. “No cenário de expansão da transformação digital, com a digitalização dos serviços públicos e a realidade imposta pela pandemia, em que a relevância da internet e dos serviços de conectividade aumentaram, é urgente garantir o acesso também aos moradores das áreas rurais”, comentou ela.

Sobre o programa

O programa Alô, Minas! foi criado em 2020 pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais e tem apoio pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). O objetivo é ampliar a cobertura telefonia móvel no estado, promovendo a inclusão tecnológica e a integração regional.  Segundo a Agência Minas, os distritos mineiros sem telefonia móvel foram criados após o lançamento do Minas Comunica II, que, à época, contemplou em seu edital todos os distritos do estado sem acesso ao serviço.

O Alô, Minas! é uma iniciativa do Projeto Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, e vai ampliar a cobertura do Minas Comunica II, que, em fevereiro de 2020, atingiu a meta de levar telefonia móvel a 707 distritos mineiros. Ao todo, 1,17 milhão de pessoas foram beneficiadas.

minas
Foto: DETEL

Os municípios que aderiram ao programa Alô, Minas! tiveram que disponibilizar o terreno para a operadora que selecionada para prestar o Serviço Móvel Pessoal (SMP), para construção e instalação da torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com os aspectos técnicos para a cobertura do sinal. As prefeituras também têm a obrigação de construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de tramitar e aprovar, junto aos órgãos competentes, os trâmites necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.

Foto

Denise Rodrigues Alves

Sou jornalista, advogada e mestranda em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce, no leste de Minas Gerais. Sou natural de Nanuque e moro em Governador Valadares. Gosto de ler e de pesquisar.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS