Turismo
Londres Foro: Arquivo pessoal

Viaja, mulher!

O que te limita é realmente medo ou aquela aparente necessidade de sempre estar com alguém?

Por Samara Ribeiro

Você já passou as férias dentro de casa, pois nenhuma amiga conseguiu uns dias de folga no mesmo período e a ideia de viajar sozinha te assustou? Então esse texto é para você!
Há pouco tempo, não era comum uma única pessoa sair para se aventurar no mundo. O famoso mochileiro era raro e, em sua grande maioria, era homem. Afinal, o mundo pode ser assustador, principalmente para uma mulher sozinha, mas minhas amigas, convenhamos que da janela de casa não se vive, sobrevive.

London Eye
Foto: Arquivo pessoal

Foi pensando em não deixar minha vida continuar passando pelos meus olhos que, em 2013, eu me arrisquei e peguei um avião para a Europa, sozinha. Eu não falava inglês, meu celular não era um smartphone com internet 3G e apps que facilitam a vida do viajante atual. Eu levei duas coisas: um mapa impresso das cidades de Paris e de Londres e a certeza que Mc Donald´s encontra-se em qualquer lugar do mundo para pedir o number one.As dificuldades começaram já no avião para escolher as refeições. Eu fui pela Lufthansa, companhia aérea Alemã, fiz uma escala em Munique antes de chegar a Paris e, quando desembarquei na cidade alemã, tinha 40 minutos para pegar o próximo voo e não sabia que todas aquelas placas escritas Gate me apontavam o caminho para o portão correto. Os perrengues chiques europeus foram desde taxista parisiense que não aceitou a viagem, pois achou meu hotel muito próximo e andei empurrando duas malas (uma com rodinha quebrada) por quatro quarteirões a comprar um ingresso a mais da London Eye, porque não entendi nada do inglês com sotaque britânico do vendedor.

Tinha tudo para ser um desastre, mas foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. São experiências que jamais me esquecerei e que ajudaram a me tornar quem eu sou hoje.

Londres
Foto: Arquivo pessoal

Veja, hoje, nós não precisamos passar por nada disso. Temos companhias aéreas brasileiras que fazem todo o trajeto com funcionários que falam português, WI FI e internet 3G que te dão acesso aos melhores apps com mapas, horários de transporte público de qualquer cidade do mundo, sem falar no maravilhoso Google Tradutor que te deixa fluente em qualquer língua. Hoje, eu carrego no meu currículo pessoal viagens para mais de 15 países, em todos os continentes, tirando a Antártida, claro. Mas por que não?
O que te limita é realmente medo ou aquela aparente necessidade de sempre estar com alguém? Lembre-se que você nunca encontrará melhor companhia do que a sua. Então vai.

Foto

Samara Ribeiro

Jornalista e pós-graduada em Marketing. Há mais de 10 anos trabalho no mercado financeiro. Paulistana amante do mundo, já visitei mais de 15 países.

COMENTÁRIOS

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS