Signos

Os signos e os pets

Signos para animais de estimação? Pode isso, Arnaldo? Gente, estamos há 4 meses em quarentena, podemos qualquer coisa

Por Paloma Chierici

Se você tem animais de estimação e acredita em signos, assim como eu, já deve ter analisado astrologicamente o comportamento dos seus peludos, ou não peludos. Confessa, alguma vez nesse período em que estão convivendo juntos, você já deve ter dito Olha aí, Totó só pode ser de _______ (acrescente o signo que quiser). Nem que seja para justificar um mal comportamento do pet e culpar o signo daquele seu ou sua ex que é melhor nem lembrar. Você, aquariano ou escorpiano, pode até não acreditar em astrologia, direito de cada um acreditar no que quiser, mas é difícil não perceber certas características e um comportamento que se repete nesses nossos companheirinhos, ainda mais em tempos de quarentena, que estamos convivendo muito mais com eles.

 Em uma pesquisa rápida sobre o tema para fazer este texto, descobri que há quem acredite que os signos podem influenciar sim os animais. Algumas pessoas até se dedicam a fazer o mapa astral dos bichinhos. O grande problema é que, quase nunca, sabemos o momento exato do nascimento dos nossos pets, com exceção daqueles que têm pedigree.  

Pensando nisso, decidi analisar astrologicamente os meus animais de estimação e tentar encaixar cada um em um signo do zodíaco. Tarefa difícil, porque, como são adotados, não sei a data de nascimento deles. Mas, como não pretendo escrever um texto científico e nem tenho o respaldo teórico para isso, só quero verificar se a astrologia pode influenciar os animais também. E, como sou abusada, vou propor, além do signo de cada um deles, o ascendente também, afinal, sempre há uns comportamentos que o signo não dá conta de explicar, a culpa é do ascendente.

A minha análise, nada científica, vai se basear nos textos que li e nos vídeos que vi sobre o tema e, claro, na minha convivência diária com meus bebês… sim, são meus bebês! A margem de erro dessa análise é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, haja vista que, como disse, são todos adotados e não sei a hora exata, nem sequer o dia, do nascimento de cada um. Mas, para mim, eles são tão previsíveis como os nativos dos signos que escolhi para eles. Vou separá-los pelos nomes de cada um e começar pelos que estão há mais tempo comigo, porque tenho mais chances de acertar. Já deixo aqui registrada a ideia de um outro texto sobro como escolher nomes para os nossos pets… os nomes dos meus giram, quase sempre, em torno de comida e bebida, além de serem compostos, devido à minha alma mexicana. Mas disso falamos em um outro momento. O papo aqui agora é astrológico. Comecemos, pois.

Tequila Baby: Capricórnio com ascendente em câncer

Tequila Baby. Foto: arquivo pessoal

Na verdade, Jack Tequila Baby é uma autêntica sem raça definida, mas com uma raça que dá gosto de ver. Está comigo há 7 anos e há mais de 6, convive com a abominável leishmaniose, mas segue firme e forte. Foi encontrada, por uma amiga de uma amiga, vagando, ainda filhotinho, pelo Cemitério da Paz, aqui em Belo Horizonte. Nesse momento, ela seria a quarta cachorra que eu teria, tinha acabado de voltar do México com outros 3, que não vão entrar neste texto, porque já viraram estrelinha.

Tequila é uma capricorniana certamente. Ela é focada no trabalho como ninguém. Eu, particularmente, não acho que você tem um cachorro para cuidar da sua casa, mas ela acredita e cuida. Toma isso como a função que ela tem que desempenhar e a realiza muito bem. Late e avança para quem entrar na minha casa, sendo amigo ou não, chega até arrepiar. Assim como os capricornianos, ela não é do tipo de enturmar e fazer amizades facilmente. É de longe a favorita dos meus amigos, por exemplo. Por outro lado, ela é a favorita do meu pai, um capricorniano de gênio difícil… eles combinam, são tal para qual.

O que ninguém, além de mim, sabe é que Tequila é a cachorrinha mais doce que eu tenho, pelo menos comigo. É um apego e um carinho que eu não sei explicar. Ela passa o dia onde eu estou e chega a chorar quando eu faço um carrinho na barriga peluda dela. Foi dela o gesto mais lindo que vi entre meus pets. Cuca María era uma das velhinhas que trouxe do México e já não caminhava bem. Um dia, flagrei o momento em que Tequila a ajudava, com a cabeça, a levantar. Esse carinho comigo e com a Cuca (mãe e irmã porque eu considero assim, família) me deixa claro que o ascendente de Tequila Baby só pode ser câncer, o signo do zodíaco mais apegado à família.

Canela Cãonela – Câncer com ascendente em leão

Canela Cãonela. Foto: arquivo pessoal

Sabe aquele cachorro vira-lata caramelo gente boa? Canela! Comigo há 6 anos e meio, Canela é a favorita entre meus amigos e entre meus outros cachorros também. Uma noite, estava chegando da casa da minha mãe e a encontrei, na rua da minha casa, vagando com outros 2 filhotes bem novinhos e magrinhos e uma outra maiorzinha grávida, a Pinta Pintura. Eu, como já tinha outros 6 cachorros na época, o único que pude fazer foi uma casinha improvisada no lote vago do lado da minha casa e dar comida e água. No outro dia, os filhotinhos sumiram, mas Canela e Pinta ficaram por lá até entrarem para minha casa.

Canela é de câncer, sem dúvida. É a mãe de todos! Era mãe da Pinta e dos outros filhotinhos com os quais a encontrei, e quem sabe quantas outras crias ela teve na rua. Ela foi mãe dos filhotes que a Pinta teve, amamentava inclusive. Vire e mexe ela acha que está grávida, chega a fazer ninho. Canela me ajuda, inclusive, a educar os outros cachorros que tenho. É uma mãezona mesmo, líder da manada. Família é tão importante para ela que, um dia desses quando ela ainda ficava no lote aqui do lado, ela me acompanhou até o ponto de ônibus e chegou a subir comigo… foi o mais lindo e vergonhoso momento que passamos juntas. Assim ou mais canceriana?

Mas como o ascendente também tem voz e vez neste texto, não há outro que caia melhor na minha velhota Canela que leão. Todos amam Canela, a mais fotogênica cachorra que você vai conhecer na sua vida. Ela também faz questão de deixar claro quem manda nessa casa, como eu disse, ela é, definitivamente, a líder da manada.

Marvim Marola – Aries com ascendente em aries

Marvim Marola. Foto: arquivo pessoal

Ele não pesa nem 6 quilos, mas é um guerreiro como todo ariano e bravo também. Resgatei Marvim na rua da minha casa, há quase 5 anos, em um estado deplorável. Tanto que, sem poder, coloquei ele no meu carro e levei para a veterinária que cuidava dos meus cachorros na época. Logo, uma amiga organizou um grupo e consegui alguma ajuda com os custos do tratamento dele, inclusive o da leishmaniose… sim, mais um com essa maldita doença. A intenção era conseguir um adotante para ele, mas se já tem um pessoal que não adota pela cor do animal, imagina um animal com uma doença que deve ser tratada o resto da vida dele. Adotei eu mesma, a história sempre termina assim aqui em casa.

Como todo ariano regido pelo planeta da guerra, Marte, Marvim lutou como ninguém pela vida e segue aqui. E segue com uma braveza. Rosna, late, briga com todo mundo que ele não gosta e ele não gosta de muitos não, atualmente, só a Tequila ele engole, ou tolera para não ficar muito estranha a frase. Adora mostrar os poucos dentes que lhe restam! Detalhe, pela idade e pela doença, ele já está cego e com dificuldade para andar, mas não foge de uma confusão e, quase sempre, é ele quem a cria.  

O ascendente dele também é aries, nunca vi um cachorrinho tão bravo e busca-briga. Ele chega a traçar estratégias de guerra, tinha amizade com a Chikis Chikura, uma akita com pastor alemão que dava 20 do tamanho dele. Na guerra, é necessário ter bons aliados e, vai por mim, você ia querer e precisar ter a Chikis como aliada. Também como todo ariano, Marvim tem um momentinho ternura, ele abraça meu braço quando eu o carrego e me dá uns beijinhos quando está de bom humor. Todo ariano deve ter um pisciano, como eu, na vida para suavizar a caminhada.

Angu da Zueira – Gêmeos com ascendente em touro

Angu da Zueira. Foto: arquivo pessoal

Anguzinho está comigo desde a última Copa, em 2018. Uma aluna o encontrou e pediu para deixá-lo aqui em casa até que encontrasse adotantes. Ficou, né! Como todos os outros. E um cachorro que tem Zueira no nome bem que poderia ser de sagitário, mas o lado comunicativo do Angu fala mais alto e ele é, com certeza, geminiano, não para de falar/latir um minuto. Adora ficar no portão, dá conta de todos e de tudo que passa por lá. Também dá conta do que acontece na parte dos fundos da casa, dos gatos que passam pelo muro. Bate altos papos com os pit bulls do vizinho. Ele está sempre nos 4 cantos do quintal aqui de casa. Angu tem também uma dualidade típica dos geminianos, ora ele me avança (nunca morde, mas se faz de bravo) ora ele me ama e me beija. No auge da sua juventude e dos seus pouco mais de 5 quilos, é um espoletinha.

O ascendente não poderia ser outro que touro. Angu é louco por comida! Ele come a hora que for, o quanto você der, ele vive com fome. Assim como os taurinos, Angu também gosta de um bom cantinho para dormir. É o único que tem um lugarzinho só dele e que ele usa todas as noites. Uma cadeira velha, mas acolchoada, no cantinho do quartinho do canil, bem quentinho.

Bitterbal Corona – Aquário com ascendente em loucura

Bitterbal Corona. Foto: arquivo pessoal

 Este furacão, com nome de um quitute holandês e de um vírus que está causando caos no mundo (mas que poderia ser de uma cerveja também), chegou na minha vida há quase 4 meses. De todos, é a única que sei realmente o signo, porque conheço a data de nascimento dela. Ou seja, ela é aquariana mesmo, nasceu em janeiro deste ano. Mas, como tenho pouco tempo com ela, ainda está em processo de análise. De aquariana sei que tem muito. Ela é contestadora, não aceita um não. Não come o passarinho, Bitterbal! Não puxa a roupa do varal, Bitterbal! Não rasga essa minha roupa também, Bitterbal! Não irrita o Angu, Bitterbal! Ela é aquariana e não é obrigada a nada. Comeu, puxou, rasgou e irritou… e continua fazendo! E ainda me questiona fazendo uns barulhos estranho quando eu chamo a atenção dela. Como aquarianos são ligados às questões cientificas e preocupados com a humanidade, Bitterbal já foi protagonista de uma matéria que fiz aqui no Portal, na editoria de Pets, sobre passeios com animais de estimação durante a quarentena (clica aqui para ler).

O Ascendente da minha Bitabolinha (apelido carinhoso) ainda está em veremos, mas estou tentada em cravar que é sagitário. Eles e ela vivem la vida loka, não se importam com que os outros vão dizer e só querem ser felizes. Ainda não sei se ela gosta de uma rua ou de uma viagem como os sagitarianos, porque, com a quarentena, ainda não saímos desde que ela chegou. Ela veio de Resende Costa, cidade do interior de Minas, onde a Chikis, amor do Marvim e mãe dela, foi morar. Aquário com ascendente sagitário, eis aqui uma combinação definitivamente explosiva!   

E para terminar, gostaria de conhecer os bichinhos de vocês e saber se vocês também fazem uma reflexão sobre os signos que eles poderiam ter. Deixe aqui seu relato nos comentários e compartilhe comigo sua experiência. E se você achou que viajei demais, te convido para minha viagem! Afinal, se não estamos podendo nos deslocar fisicamente, pelo menos que a nossa mente seja livre para poder ir por aí…. Viajemos, pois!

Foto

Paloma Chierici

Jornalista, professora e mãe de pet. Ama viajar e a liberdade que isso lhe proporciona. Dá aula de espanhol e português há mais de 1 década. Como jornalista, trabalhou em televisão, em empresas e em revistas.

COMENTÁRIOS

  • Paloma Chierici

    Adorei os nomes!!! Todos pomposos e lindos!

  • Anna de Matos

    Aqui em casa temos 3, - Lunna de Matos Fonseca, vira lata branca, que parece ser de raça, mas não é, Capricorniana como Tequila, é a dona da casa... Tem 7 anos... - Sherlock Homes de Matos Fonseca Feliciano, Um beagle de Áries, apesar da raça tida como dócil, resolve tudo na briga, na confusão, no latido alto e no mordida (já mordeu muita gente) desconfio que o ascendente seja em gêmeos, pq uma hora estava todo meigo no meu colo, na outra mordeu minha mão (fez um estrago bonzinho), e quando o moço que o levava p passear morreu, passou o fim de semana chorando... - Nina Maria de Matos Fonseca, a mestiça caramelo, sabemos que sua mãe é labradora, mas o pai não sabemos, essa é pisciniana e o ascendente deve ser leão, talvez sagitário, a vida dela são os prazeres da vida: dormir, comer, tomar sol(ela ama, o sol é tudo p ela), banho, escutar música e sair mas fotos com as melhores poses... Sua música poderia ser com toda certeza "Como uma deusa" da Rosana e se ela se sentir ignorada ela fica te cutucando, pedindo p vc pedir a patinha p ela rsrsrs

OUTROS POSTS DO MESMO AUTOR

COLUNISTAS